Boscato Vinhos Finos

História

A Boscato Indústria Vinícola foi idealizada por Clóvis Roberto
Boscato, enólogo, e Valmor João Boscato, viticultor. Ambos
descendentes de imigrantes italianos, conhecedores da
cultura da uva e do vinho.

Na juventude, Clóvis e Valmor já ajudavam seu pai no
trabalho com a uva e o vinho. Em 1972, Clóvis formou-se
técnico enólogo pela Escola Agrotécnica Federal de Bento
Gonçalves, atuando como responsável técnico em diversas
empresas até 1985. A partir deste trabalho dedicado e da
paixão pelo vinho, Clóvis, junto com seu irmão Valmor, que
atuava na viticultura decidiu fundar sua própria vinícola, com
a missão de elaborar vinhos de excelência, que
proporcionassem saúde, satisfação, além de um prazer
único aos mais exigentes paladares.

Nossa Trajetória

  • 1983

    Os irmãos Clóvis e Valmor fundam a Boscato Indústria Vinícola Ltda, tendo a marca BOSCATO para seus produtos.

  • 1985

    Iniciam-se as atividades na Vinícola, com a produção de vinhos de mesa: tinto, branco, rosé e Moscato, em garrafões de 4,6 litros e de 2 litros.

  • 1986

    Com o aprimoramento da tecnologia, são introduzidos os vinhos varietais: Semillon, Cabernet e Riesling, em garrafas de 750 ml, diversificando a produção e conquistando mais espaço no mercado nacional.

  • 1993

    Com o aprimoramento, foi acrescentado à marca mais um item, vinhos finos, passando a se denominar Boscato Vinhos Finos. Os produtos passam a ser separados e identificados por categorias. Começam a vinificar as variedades Cabernet Sauvignon e Chardonnay na categoria Boscato Reserva, que se destaca pela alta qualidade.

  • 1995

    Até então produzindo vinhos jovens, a Boscato investe em mudas, certificadas pela Comunidade Econômica Europeia, vinhedos em espaldeira e na aquisição de barricas de carvalho dando início à produção de vinhos de guarda da variedade Cabernet Sauvignon. Nesse mesmo ano, a empresa começa a participar de concursos nacionais e internacionais, recebendo diversas premiações.

  • 1997

    É lançado o Boscato Reserva Merlot, premiado em concursos nacionais e internacionais. São implantados novos vinhedos, com sistema de condução espaldeira.

  • 1998

    O Boscato Reserva Cabernet Sauvignon, safra 1996, é lançado em uma quantidade limitada de dez mil garrafas, recebendo várias premiações na categoria tintos de guarda.

  • 2001

    Lançada a categoria Boscato Gran Reserva. O Boscato Gran Reserva Cabernet Sauvignon, safra 2000 participou de concursos e recebeu várias premiações em sua categoria.

  • 2005

    É instalado o sistema de irrigação por gotejamento nos vinhedos da Boscato, além de uma estação meteorológica totalmente informatizada. Nesse ano, foram produzidas uvas de altíssima qualidade.

  • 2007

    A Boscato é reconhecida como sede oficial da FISAR (Federazione Italiana Sommeliers Albergatori Ristoratori) para cursos de Sommelier Internacional da FISAR/UCS.

  • 2008

    A Boscato Vinhos Finos é reconhecida como uma das mais renomadas do setor, sendo a primeira vinícola brasileira certificada pela The Leading Wineries of the World - Vinícolas Líderes do Mundo. São lançados Boscato Gran Reserva Merlot, safra 2005, e Boscato Rosé. Sua qualidade é reconhecida e premiada.

  • 2009

    A Vinícola Boscato recebe o certificado “Amigo da Água” do governo do Estado do Rio Grande do Sul, como reconhecimento pela utilização de irrigação e uso racional da água na produção agrícola. São lançados os vinhos brancos Boscato Licoroso e Boscato Reserva Gewurztraminer.

  • 2010

    Uma edição especial, o vinho Anima Vitis, safra 2005, foi produzido com as melhores uvas dessa safra, ícone das variedades: Cabernet Sauvignon, Merlot, Ancelotta, Alicante Bouschet e Refosco. É atestado pela Universidade de Turim, na Itália, com média 92 sendo descrito como: ”Vinho certamente único e inimitável que pode muito bem representar uma excelência enológica em nível internacional”.

  • 2012

    Lançamento dos vinhos Boscato Pinot Noir e Boscato Touriga Nacional, ambos safra 2010.

  • 2013

    Os vinhos Boscato foram certificados com o Selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes. Os vinhos com esta certificação possuem seu diferencial qualificado e reconhecido mundialmente.

  • 2013

    Os vinhos Rosé e Sauvignon Blanc são lançados para o mercado.